domingo, 14 de agosto de 2011

Introdução ao MongoDB




Aplicações modernas provaram que bancos de dados do tipo NoSQL são inevitáveis para o sucesso e continuidade de empresas altamente dependentes da Internet. Vide exemplos como Google, Yahoo, Amazon, Twitter e Facebook.


Todavia, existem inúmeras soluções disponíveis e nenhum padrão sobre como manipular, trafegar ou consultar as informações contidas nos bancos NoSQL. Mesmo a classificação (ou melhor dizer, a taxonomia) dessa zoologia de novos bancos ainda está (perdoem-me o trocadilho!) nebulosa... Quem sabe futuramente tenhamos um ANSI-NoSQL...



O fato é que algumas dessas tecnologias provaram ser apenas estufas para o meio acadêmico, enquanto que outras chegaram a evoluir a ponto de serem aceitas por empresas que apostam no pioneirismo. Uma dessas tecnologias de sucesso foi o MongoDB.


View more presentations from hjort.

Nesta apresentação são introduzidos conceitos como as Grandes Rupturas (IMS x RDBMS x NoSQL), o que é o MongoDB, o Modelo de Dados Orientado a Documentos, JSON e BSON, tipos de dados no MongoDB, operações (Insert, Update, Delete), Modificadores Atômicos, Linguagem de Consulta, Indexação, Agregação e Map/Reduce, Capped Collections, GridFS, Server-Side Scripting, Replicação (Master/Slave e Replica Sets), Arquitetura com Sharding, Auto-Sharding + Replicação e outras tecnologias e detalhes envolvidos no banco de dados MongoDB.